Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Construtivismo

Questões retiradas do livro: " As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar" por Tania Stoltz.

1. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes proposições:
(F) Piaget refere-se a uma adaptação psicológica a exemplo da adaptação biológica e entende o sujeito como passivo em relação ao meio no processo adaptativo.
(V) Uma das principais características da criança no período pré-operatório é o egocentrismo psíquico, que se define pela tendência de entender o meio a partir de si própria, de seus desejos e interesses.
(F) A operação é a essência do conhecimento. Isso significa que precisamos decorar o maior número possível de conteúdos para avançar.
(V) O período operatório-formal abre infinitas possibilidades de construções, Isso poderia explicar a base do raciocínio empregado na elaboração de uma nova síntese teórica na terceira idade.
(F) O objetivo da educação para Piaget é a heteronomia moral, ou seja, o sujeito ciente de que deve basear o seu raciocínio e responder a desafios valendo-se tão somente de uma autoridade expressa.
(V) Poderíamos entender o desenvolvimento da inteligência, a partir de Piaget, como envolvendo a passagem da centração no indivíduo para uma descentração, que possibilita a autonomia.

2. Assinale a alternativa que melhor responda à seguinte questão:
Qual o papel do educador, de acordo com Piaget?
a) Oferecer um único ponto de vista em relação ao conteúdo e cobrá-lo em avaliação para verificar a autonomia do aluno.
b) Não permitir que o aluno discuta com o professor a forma como entende o conteúdo, pois isso poderia deixar o estudante confuso.
c) Levar o aluno a trabalhar em pequenos grupos, discutindo questões desafiadoras que não estejam no material didático, mas que ele precisa consultar e conhecer para resolver.
d) Dar lições de moral para desenvolver a moralidade do aluno.

3. Assinale a alternativa correta:
a) Piaget criou a epistemologia genética, que é o estudo de como se processa o conhecimento a partir de sua origem.
b) O jogo simbólico e a imitação estão entre as principais atividades cognitivas da criança a partir dos dois anos.
c) A diferença entre o operatório-concreto e o operatório-formal é que o concreto envolve o pensar sobre a realidade conhecida e vivida e o formal pode subordinar a realidade ao mundo das possibilidades, não se limitando às explicações existentes.
d) Atuar a partir da lógica das classes e das relações é a principal característica do período operatório-formal.

4. Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas seguintes alternativas:
(F) Vygotsky é um teórico comportamentalista.
(V) O professor deve organizar o real por meio de conhecimentos científicos, atuando na ZDP do aluno.
(V) O processo de internalização significa a passagem do social para o individual.
(V) A ZDP é o espaço entre o que o aluno sabe sozinho e o que ainda não sabe, mas que, com ajuda, pode desenvolver.

(F) Para Vygotsky, o desenvolvimento leva à aprendizagem.
(V) A origem social e cultural das funções psicológicas superiores justifica-se pela característica mediada da aprendizagem e do desenvolvimento humano.
(V) Vygotsky distingue na atividade mediada o uso de instrumentos físicos e psicológicos.

5. Assinale a alternativa correta:
a) Funções psicológicas inferiores são as funções encontradas em seres vivos em geral e envolvem atenção e memória voluntária, sensações, reações emocionais básicas etc.
b) O trabalho com conceitos científicos permite o desenvolvimento do pensamento generalizante.
c) Funções psicológicas superiores são tipicamente humanas e se desenvolvem a partir da meditação solitária.
d) Vygotsky não considera os conceitos cotidianos.

6. Assinale a alternativa incorreta:
a) Vygotsky propõe uma inter-relação entre a linha natural e a linha sociocultural do desenvolvimento.
b) Vygotsky diz que qualquer criança pode aprender qualquer coisa em qualquer idade.
c) Funções psicológicas superiores são: atenção e memória consciente, raciocínio abstrato, comportamento intencional, afetividade e ação conscientemente controlada.
d) As funções psicológicas superiores são primeiro desenvolvidas entre as pessoas para depois serem reconstruídas no indivíduo.

7. Assinale com verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes proposições:
(V) O desenvolvimento pode ser entendido como a interação entre o biológico e o cultural mediada, em um primeiro momento, pela família.
(V) O conceito de desenvolvimento humano é inseparável do conceito de cultura.
(V) A educação explica a relação entre desenvolvimento, aprendizagem e cultura.
(V) Há diferenças fundamentais entre os meios educativos utilizados pelas sociedades mais
desenvolvidas e pelas menos desenvolvidas.
(F) Pais competentes reconhecem que as crianças devem seguir apenas seus impulsos.
(F) O contexto negligente é menos prejudicial ao desenvolvimento que o autoritário.

8. Assinale a alternativa incorreta:
a) Apesar das mudanças sociais, econômicas e políticas, o modelo de família continua sendo a nuclear, composta de pai, mãe e filhos.
b) Os contextos de desenvolvimento se caracterizam não por sua rigidez, mas por sua flexibilidade.
c) Na participação orientada, é favorecida a atuação autônoma, começando pela atuação compartilhada.
d) A potencialidade das práticas educativas depende do quanto facilitam o acesso aos elementos da cultura.

9. Assinale a alternativa correta:
a) O que importa para o desenvolvimento na família é a natureza das relações interpessoais, e não uma configuração específica, como a constituída por mãe, pai e filhos.
b) A família como um sistema significa que cada membro tem sua total independência do outro.
c) A função da família é apenas dar afeto, a preocupação com a aprendizagem é dever da escola.
d) Práticas educativas autoritárias tendem a produzir crianças felizes e autônomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário