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terça-feira, 5 de setembro de 2017

Diversidade Cultural

Exercícios retirados do livro: "A Diversidade cultural como prática na educação" por Fátima e Silva de Freitas.

1. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações seguintes:

(V) Embora não haja dúvidas de que todos pertencemos à mesma espécie, com relação à cultura  somos diferentes e as desigualdades são produzidas historicamente.
(V) O modo de vida, a estética de cada povo, seus rituais de iniciação, sua religião, seus costumes fazem parte de um universo de formas de agir e de pensar a sociedade que podemos chamar de cultura.

(F) Os povos indígenas eram selvagens sem cultura e sem religião alguma, e as terras que habitavam eram de ninguém. Logo, os colonizadores fizeram um favor ao ensinar-lhes novos costumes, mesmo que o custo pago por eles, na maioria das vezes, tenha sido suas próprias vidas.
(F ) Os colonizadores da América, ao se depararem com os povos tribais que viviam há séculos nas terras de seus ancestrais, trataram de impor uma nova vida àqueles selvagens, já que estes viviam como animais. Podemos, a partir dessa consideração, concluir que o papel da colonização foi vital para a continuidade da cultura dos nativos.
(V) Evolucionismo é o nome atribuído à forma de análise que considera as culturas humanas a partir de uma escala evolutiva em que alguns são considerados inferiores e outros, superiores.

2. Leia a citação seguinte:

Cultura, uma palavra universal, mas um conceito cientifico nem sempre aceito por todos os que tentam decifrar o que seus processos e conteúdos querem significar, e que misteriosamente existe dentro de nós, seres obrigados a aprender, desde criança e pela vida afora, a compreender as suas várias gramáticas e "falar" as suas várias linguagens. Várias, porque bem sabemos que esta com que nós escrevemos uns aos outros, em uma língua qualquer dentre as milhares que ainda habitam nossos mundos, é apenas uma entre tantas outras. (Brandão, 2002, p. 16-17)

Com base no texto lido, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações seguintes:
(F) A cultura, essa nossa herança genética, está impregnada nos nossos genes de tal maneira que, mesmo que um bebê seja abandonado ao nascer, em pouco tempo poderá, inclusive, falar a língua de seus pais biológicos sem que ninguém o ensine.
(V) A cultura, esse nosso patrimônio cultural, tem na linguagem sua grande aliada e é através dela que nos apropriamos de nossa história, de nossos costumes edo nosso jeito de estar no mundo.
(V) O caráter dinâmico da cultura traz em seu interior a sua potencialidade de mudança, e é por esse motivo que nosso modo de vida se transforma ao longo do tempo.
(V) Aprendemos sempre, desde o nascimento, e vamos nos construindo como seres humanos a partir das experiências vividas em sociedade.

(F) Já nascemos conscientes de nossas características culturais. Assim, mesmo que um bebê, após o nascimento, seja levado para um país completamente diferente do seu, as suas primeiras palavras serão na língua de seu país de origem, sem a necessidade de nenhum aprendizado.

3. Assinale a alternativa correta:

a) Povos de cultura superior têm a responsabilidade de levar um pouco de civilização aos mais atrasados .
b) Com o processo de colonização das Américas, os povos tribais foram promovidos a seres de cultura elevada
c) Os europeus consideraram que os povos colonizadores, tinham uma rica cultura e, portanto, tiveram o cuidado de não alterar as culturas nativas.
d) Toda cultura possui seus códigos e significados próprios, os quais são essenciais para os seus praticantes e devem ser espeitados.

4. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações seguintes:

(V) Festas juninas, cantigas de roda, contos, folclore e demais manifestações da cultura popular fazem parte da cultura brasileira.
(V) Religião, fé, vestuário, alimentação, chás, funerais, casamentos e tudo o que faz parte da nossa imaginação também são questões de ordem cultural.
(V) A cultura da escola, da rua, da casa e de todos os espaços que ocupamos também é constitutiva da nossa identidade cultural.

(F) A cultura é um processo de aprendizagem formal e cultos são aqueles que detém um diploma universitário; os demais são pessoas sem cultura.
(F) A verdadeira cultura é aquela que se origina das sociedades ditas superiores, o que sobra é resultado do atraso em que algumas sociedades se encontram.

5. Assinale a alternativa correta:

a) Em uma sala de aula, o ideal é que se ignore a diversidade cultural e façamos o possível para tornar cultos nossos alunos e alunas.
b) A educação deve ser vista como forma de trazer à tona a civilização e a cultura verdadeira, avançada e universal.
c) Uma educação séria deve deixar de lado toda diversidade cultural e levar em frente o projeto de uma civilização superior.
d) A educação é um dos espaços privilegiados para o exercício da tolerância e do respeito à diversidade.

6. Leia o excerto a seguir e assinale a alternativa correta:

A ideia de que cada sociedade cria ao longo de sua história soluções culturais próprias, que apenas se explicam de acordo com a lógica dos sistemas que a produzem (a tarefa do antropólogo é aplicar a lógica de sua ciência para decifrar a cultura que estuda) e que tem justamente no dado da diferença o seu mais expressivo valor como produto e sentido de trocas e dos trabalhos dos e entre homens reais e concretos de cada sociedade [..]. (Brandão, 2003, p. 47)

O texto apresentado é uma definição possível e esclarecedora para:
a) o determinismo biológico.
b) as teorias raciais do século XIX.
c) o relativismo cultural.

d) o determinismo geográfico.

7. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações:

(F) A alteridade pode ser definida como um conjunto de semelhanças que encontramos no "outro".
(V) O eurocentrismo marcou as atitudes dos europeus em relação aos povos conquistados e dominados durante o processo de colonização.
(V) A observação e a convivência com a alteridade leva-nos a enxergar a nós mesmos em detalhes que talvez nem imaginávamos.
(V) Uma atitude etnocêntrica é aquela em que consideramos nossos padrões culturais como verdadeiros e universais.

(F) O etnocentrismo é a forma que encontramos para respeitar os demais povos.

8. Assinale a alternativa correta:

a) Um grupo étnico é como uma agremiação esportiva - você pode mudar de denominação quando quiser.
b) Uma etnia pode ser inventada a qualquer momento, já que não necessita de um passado e de uma história comum.
c) A origem biológica, os valores culturais e o processo de identificação são fundamentais na constituição de um grupo étnico.
d) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

9. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações:

(V) O sentimento de pertencimento a um grupo, um povo, uma nação ou família faz parte da nossa identidade.

(F) A identidade cultural não é importante, já que podemos muito bem viver sem nenhuma referência social.
(F) Identidade, memória coletiva, lembranças e afetos não constituem marcas humanas, uma vez que somos seres apenas da natureza.

(V) Atualmente podemos afirmar que as identidades são mutáveis e intercambiáveis.
(V) A identidade se define também por contrastes e pelas oposições. Sabemos que somos brasileiros quando observamos o jeito de um estrangeiro lidar com as mesmas situações que as nossas, só que de forma diferente.

10. Assinale a alternativa correta sobre a formação da cultura brasileira:

a) A cultura brasileira é única e só foi possível porque fomos colonizados pelos europeus.
b) A cultura brasileira se formou a partir de diferentes culturas, portanto, a identidade brasileira é resultado de uma multiplicidade cultural.
c) Ainda não temos cultura devido ao atraso em que vivemos.
d) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

11. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações:

(F) Os estudos de gênero corroboram para reafirmar as diferenças naturais, as quais devem ser consideradas verdadeiras e inquestionáveis.
(F) A orientação de gênero é dada no nascimento da criança e tudo que vier pela frente deverá estar dentro desses parâmetros.
(F) A escola é um ambiente onde não devemos nos preocupar com os direitos humanos, já que é responsabilidade exclusiva da sociedade a sua observação e consequente denúncia.
(V) Gênero diz respeito a como o masculino e o feminino se relacionam socialmente; assim, a noção do que é ser mulher e ser homem se apresenta de formas distintas em diferentes sociedades.
(V) Gênero é um conceito relacional e histórico, portanto, passível de se transformar pela própria dinâmica das relações sociais.

12. Assinale a alternativa correta:

a) A escola não deve se envolver Com o que ocorre na sociedade, afinal, o que ocorre fora de seus muros não interessa a professores e professoras na sua prática pedagógica.
b) Os direitos humanos não dizem respeito à vida do cidadão comum.
c) O PND H-3 defende que deve haver garantias no sentido do respeito à livre orientação sexual e de gênero.
d) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

13. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir:

(V)A linguagem das cores - o azul para os meninos, o rosa para as meninas - é uma distinção produzida pela sociedade e não tem nada que a justifique cientificamente. Uma criança, ao nascer, não está geneticamente predisposta a gostar desta ou daquela cor.
(F) Mulher sensível versus homem insensível são características que herdamos geneticamente. Não há nada que possamos fazer ao longo de nossas vidas para mudar isso.
(F) O trabalho doméstico é "naturalmente" uma tarefa feminina; homens são inaptos e biologicamente incapazes de realizá-las.
(V) O modelo de masculinidade ocidental impõe aos homens um tipo de comportamento e os condiciona a reproduzi-lo. Assim, o demonstrar sentimentos de fraqueza, incerteza e dúvida, ou, mesmo um gosto estético diferente da maioria os coloca em choque com esse modelo.
(V) Quando um menino cai na escola e chora porque se machucou e alguém diz "O que é isso, homens não choram!", essa pessoa está acionando uma série de estereótipos machistas.

14. Assinale verdadeiro V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas seguintes:

(V) Homossexual diz respeito ao homem ou à mulher que sente atração, afeto, desejo por outro do mesmo sexo biológico.
(V) Heterossexual diz respeito a uma pessoa cujo desejo, atração e afeto são direcionados às pessoas do sexo biológico oposto ao seu.
(V) Bissexua1 é uma pessoa que sente desejo, atração e afeto por alguém do mesmo sexo.

(F)As formas de expressão da manifestação do desejo humano, bem como a reflexão sobre elas, são alheias ao universo da educação.
(F) A educação não pode se contaminar com esses problemas de origem sexual, afinal, os desejos e afetos são necessariamente deixados do lado de fora das escolas.

15. Assinale a alternativa correta:

a) A dominação feminina não está vinculada às questões de gênero.
b) Pensar a masculinidade não faz parte dos estudos de gênero.
c) A violência contra a mulher e a criança pode ser entendida a partir dos estudos de gênero.
d) Somente as mulheres são capazes de atitudes delicadas.

16. Leia atentamente o art. 4 da Declaração Universal da Diversidade Cultural da União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco):

Diversidade cultural e direitos humanos
Artigo 4 -Os direitos humanos, garantias da diversidade cultural
A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance. (Unesco, 2002, p. 3)

Após a leitura e a interpretação desse excerto, assinale a alternativa correta:
a) A diversidade é apenas uma palavra da moda e não está relacionada com a educação.
b) Os direitos humanos devem cuidar de outras coisas mais importantes do que o respeito aos diferentes.
c) A educação deve estar atenta às transformações históricas, bem como respeitar os direitos humanos.
d) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

17. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir:

(V) Uma educação monocultural se sustenta sobre uma visão universal de cultura e não admite o pluralismo cultural.
(F) Monoculturalismo é uma visão que amplia a questão do respeito à diversidade cultural.
(V) Interculturalidade é a possibilidade de troca e diálogo entre as culturas.
(V) O multiculturalismo pode ser definido como a possibilidade de convivência de várias culturas no mesmo espaço social.


18. Assinale a alternativa correta:

a) Os alunos e alunas de culturas diferentes devem esquecer suas origens culturais e se integrar à cultura dominante que a escola lhes propicia.
b) O ambiente escolar é um espaço alheio às questões sociais, bem como aos problemas inerentes aos relacionamentos entre as culturas.
c) Educadores e educadoras devem estar atentos às transformações sociais e, na medida do possível, incorporá-las à sua prática pedagógica.
d) A educação como processo social não se vincula às demandas sociais da atualidade.

19. Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações a seguir:

(V) Os deslocamentos de população em busca de melhores condições de vida é característica de formação das sociedades capitalistas.
(V) As relações sociais entre diferentes culturas fazem parte do dia a dia das sociedades que, ao longo de sua história, receberam levas de imigrantes de diferentes origens culturais.

(F) A educação não é afetada pelos conflitos sociais pelos quais as famílias de uma comunidade podem passar nos casos de miséria e exclusão social.
(F)As sociedades contemporâneas estão de tal maneira integradas que falar em diversidade cultural e multiculturalismo hoje é um equívoco, já que não há problemas de desrespeito aos direitos humanos e à própria diversidade.
(V) Multiculturalismo e interculturalismo são questões que devem estar presentes nas políticas públicas relacionadas à educação.

20. Assinale a alternativa correta:

a) A Lei nº 10.639/2003 não deve ser vista como uma conquista da sociedade, mas como um problema para a escola resolver.
b) A Funai não está vinculada à questão da educação indígena.
c) A educação indígena deveria ser a mesma ofertada às demais crianças, já que a história e as particularidades da cultura de origem dos povos indígenas só interessa aos anciãos da aldeia.
d) A obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira, as escolas itinerantes do MST, a formação de professores bilíngues, bem como a oferta de educação escolar em terras indígenas são experiências de interculturalismo importantes da educação brasileira.

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