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quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Contexto Educacionais

Questões retiradas do livro: " Contextos Educacionais por uma educação integradora de saberes" por  Ana Maria Petraitis Liblik, Rosa Artini Petraitis e Laima Irene Liblik.

1. Indique se as alternativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(V) Contexto é um termo que, de acordo com o dicionário, pode significar "um encadeamento de ideias de um escrito, um argumento".
(V) Os acontecimentos ou as situações, bem como locais, tempos e causas, podem ser considerados elementos de um contexto.

(F) Quando falamos em protagonistas da Educação, com certeza esses são fatores que não se inserem na caracterização de contextos.
(V) É viável pensarmos em contexto como a trama de fios que formam um espaço para que os processos educacionais possam acontecer.

Agora, assinale a alternativa correta:
a) F, V, F, V.
b) V, F, V, F.
c) V, V, F, V.
d) F, F, V, F.

2. Assinale a alternativa correta.

Não são dicotomias latentes do significado de escola:
a) o estudo e o lazer.
b) leitura e a redação.c) a alegria e o confinamento.
d) o espaço limitado da sala de aula e o mundo externo a ser descoberto.

3. Analise as seguintes afirmativas:

I. No início, os espaços ocupados para a atividade de educar eram variados: quem falava sentava no chão e quem escutava sentava-se em volta.
II. No mundo mediterrâneo, houve uma grande variedade de modelos de espaços escolares.

III. Na Idade Média, houve um decréscimo no número de locais para a prática educacional.
IV. No período renascentista, ocorreu um natural afastamento dos espaços escolares dos espaços ocupados pelas igrejas.

São verdadeiras as assertivas:
a) I e III.
b) lI, III e IV
c) III e IV
d) I e lI.

4. Relacione a primeira coluna com a segunda.

1. A escola, nesse contexto               (4) Grécia
histórico e cultural, tinha,
sobretudo, interesses
práticos.

2. A Educação desse povo              (3) Fenícios
estava voltada para a
perpetuação e a imutabilidade
dos valores.

3. Sua cultura transmitiu o                  (2) Egito
caráter substancialmente
prático de suas atividades.
Esse povo desenvolveu o
alfabeto fonético.

4. Aristóteles deu início a              (1) Babilônia
uma "escola" que seria
conhecida como peripatética,
devido ao hábito de
ensinar aos seus alunos
enquanto caminhava,
valorizando o espaço
físico não escolar.

Agora, indique a sequência correta:
a) 3,4,1,2.
b) 2,3,4,1.
c) 4,3,2,1.
d) 1,4,2,3.

5. Assinale a alternativa correta.

Todos os nomes citados são personalidades que se destacaram no processo evolutivo da Educação:
a) Jean Jacques Rousseau, John Dewey e Edgar Allan Poe.
b) Tommaso Campanella, Jean Jacques Rousseau e Friedrich Frõebel.
c) Maria Montessori, Sidney Sheldon e Celestin Freinet.
d) Geraldine Brooks, Emmanuel Kant e Komenski.

6. Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(V) Alteridade implica perceber que existem outros indivíduos, os quais são diferentes de nós, e respeitar essas diferenças.
(V) Ao realizarmos uma visita a ambientes do entorno da escola, devemos adotar uma postura interdisciplinar.
(V) Os espaços não escolares nos possibilitam perceber que podemos aprender em situações diversas e com pessoas que não são professores.

(F) Quando quem ensina e/ou orienta determinado aprendizado é qualquer pessoa que sabe algo sobre o assunto, esse fato caracteriza uma atividade realizada em espaços não escolares.

Agora, assinale a alternativa correta:
a) F,V,V,F.
b) V,F,F,V.
c) V,V,V,F.
d) V,F,V,F.

7. Assinale a alternativa correta:

Dizemos que atividades significativas estão ligadas a uma aprendizagem significativa. Essa assertiva nos remete a um renomado teórico da Educação. É ele:
a) Piaget, que produziu uma teoria cognitivista de inclusão ou de conteúdos significativos.
b) Ausubel, teórico para o qual "a aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva".
c) Vygotsky, que afirma ser a experiência cognitiva um processo de integração no qual os conceitos novos interagem com os já existentes, em um processo de integração e de modificação.
d) Frobell, o qual considera que existe em nós uma estrutura na qual a organização e a integração das ideias se processam.

8. Assinale a alternativa correta.Qual a relação que contém apenas espaços não escolares do contexto educacional?

a) Ateliê de um artista, banca de jornal, escola de samba, mercearia.
b) Padaria, pátio, biblioteca da escola, refeitório.
c) Museu, padaria, sala de artes, gráfica.
d) Fábrica de sapatos, sala de aula, escola de mosaico, editora.

9. Assinale a assertiva que caracteriza o que hoje consideramos uma escola obsoleta:

a) Uma escola que proponha visitas a espaços não escolares.
b) Aquela escola que disponibiliza subsídios e vários recursos didáticos para todos os alunos, coletiva e individualmente.
c) A escola que promove a autoestima de cada aluno, valorizando a bagagem cultural que ele já possui.
d) A escola-fortim, gótica, normanda ou sem estilo, mas com denominador comum de edifício-prisão, lembrando aos alunos que o estudo é um penoso dever.

10. Assinale a alternativa correta, considerando quem disse e o que foi dito:

a) Freire diz que, para ensinar, é preciso perceber que foi possível aprender.
b) Barthes declarou que estudos interdisciplinares autênticos supõem uma pesquisa comum e a vontade, em cada participante, de escapar ao regime de confinamento que lhe é imposto pela divisão de trabalho intelectual.
c) Gusdorf relata que não é suficiente encontrarmos semelhanças e analogias entre os conteúdos e as situações vivenciadas; é necessário superarmos as próprias limitações com humildade.
d) Machado afirma que, na escola de ontem (convencional), há uma supressão dos estímulos não verbais e a hora/aula segue sequências encadeadas, falar-ouvir, impedindo, por exemplo, impressões sinestésicas que envolvam todo o aparelho sensório-motor.

11. Ao pensarmos em contextos educacionais não formais, podemos afirmar:

a) Há poucos espaços que podem ser utilizados para esse fim.
b) Há muitos espaços que podem ser utilizados para esse fim, sem nenhum problema.
c) Há vários espaços que podem e devem ser utilizados, mas isso requer um bom planejamento e um acompanhamento pedagógico.
d) Atividades em contextos educativos não formais acontecem na informalidade dentro da escola.

12. Se considerarmos um parque da cidade para realizar atividades educativas não formais, podemos afirmar:

a) Há somente uma possibilidade de ação - passear pelo parque.
b) Há várias possibilidades de ação, entre as quais podemos pensar em passear, ler, observar, escrever e desenhar.
c) Não há por que ir a um parque com os alunos da escola, já que eles têm espaço verde no jardim da própria escola.
d) Ir a um parque com crianças é igual a ir a esse mesmo parque com alunos.

13. Fazer um empréstimo de livro na biblioteca da cidade permite que se realizem as seguintes atividades:

a) Leitura.
b) Cópia.
c) Representação gráfica com desenhos.
d) Os itens anteriores e muitos outros mais.

14. Uma atividade em classe e que pode também ser considerada extraclasse é a observação de uma flor. Com base na observação, Justifique sua resposta podemos:

a) realizar uma pesquisa.
b) fazer um desenho.
c) conhecer outras culturas.
d)Todas as alternativas estão corretas.

15. É verdadeiro afirmar:

a) Os professores, quando preparados, podem atender à demanda de uma educação em tempo integral e com conteúdos integradores.
b) Basta ter vontade de ser professor que se pode trabalhar com crianças, menores.
c) O salário do profissional que está em sala de aula é diretamente proporcional à qualidade do trabalho que realiza.
d) Qualquer pessoa da comunidade, mesmo sem ter tido acompanhamento pedagógico, pode ter acesso a uma ação educativa.

16. Assinale a alternativa correta. Na concepção de Darcy Ribeiro, são três os requisitos essenciais para que o contexto educacional de uma escola popular seja eficiente:

a) capacitação do magistério, espaço ampliado para além das atividades curriculares, tempo de permanência das crianças em ambiente educativo igual ao da jornada de trabalho dos pais.
b) horas de estudo na videoteca, frequência à biblioteca, estudo dirigido.
c) domínio dos instrumentos de comunicação social, domínio cultural, domínio espacial.
d) oito horas de atividades na escola, quatro refeições diárias, cadastro do pessoal de serviço.

17. Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(V) Os Cieps foram criados com base no ideário do Manifesto da Escola Nova.
(F) Ao compararmos os postulados da Escola Nova com os Cieps, fica claro que estes não receberam influência dos ensinamentos de Anísio Teixeira.
(V) O modelo de escola sonhado por Anísio Teixeira foi implantado em Brasília, quando de sua fundação.
(F) Anísio Teixeira, embora tenha sido um inovador, não chegou a perceber a importância dos espaços não escolares no contexto educacional.

Agora, assinale a alternativa correta:
a) V, V, F, F.
b) F, F, V, V.
c) V, F, V, F.
d) V, F, F, V.

18. Saviani, dividiu em quatro os períodos pelos quais a Educação no Brasil se estruturou. Relacione os períodos com as respectivas características.

Períodos:
l° -de 1594 até 1759.
2° -de 1759 até 1932.
3° -de 1932 até 1969.
4° -de 1969 até 2001.

Características:
(4) Concepção pedagógica produtivista.
(2) Coexistência entre a pedagogia religiosa e a leiga.
(3) Predominância da pedagogia nova.
(1) Monopólio da vertente pedagógica religiosa.

Marque a alternativa que traz a sequência correta:
a) l°, 2°, 3°, 4°·
b) 4°, 2°,3°, l°.
c) 4°, 3°, 2°, l°.
d) 4°, l°, 3° , 2°.

19. Assinale a alternativa correta.
A lei que estabeleceu "o aumento progressivo da jornada escolar para o regime de tempo integral" foi:

a) A Portaria Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007.
b) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
c) A Lei Carvalho de Melo, promulgada em 1757.
d) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9-394, de 20 de dezembro de 1996.

20. Assinale a alternativa correta.
O Programa Mais Educação reforçou o compromisso governamental com a Educação integral, destacando a importância dos cursos de formação de profissionais de magistério para a educação básica. No entanto, encontramos em sua estrutura uma incoerência substancial, que é:

a) fomentar as atividades de Educação integral de crianças e adolescentes.
b) fomentar a Educação integral por meio de atividades no contraturno escolar.
c) organizar em dez macrocampos as atividades de Educação integral.
d) incluir entre os macrocampos "Educação econômica e cidadania'.

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