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quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Fundamentos socioculturais da educação

Questões retiradas do livro: "Fundamentos socioculturais da educação" por Alessandro de Melo.

1. Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

(V) A educação, em sentido amplo, representa a forma tipicamente humana de apresentar a sociedade aos membros mais jovens da sociedade.
(F) A transmissão da cultura não deve ser apoiada na escola, por nos remeter à escola tradicional.
(F) A educação não é um fenômeno sistematizado, ao contrário da escola.
(V) A educação ao longo da história humana esteve vinculada às formas da sociedade vigente.
(V) A forma escolar de educação passa a ser prevalecente a partir da modernidade.
(F) O homem é naturalmente "humano", ou seja, a sua condição humana é dada geneticamente independentemente de fatores sociais.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente a sequência obtida:
a) V,F,V,V,F,V.
b) V,F,F,V,V,F.
c) F,V,F,V,V,F.
d) F,V,V,V,F,V.

2. Sobre cultura, é correto afirmar que:

a) ela representa os monumentos, os conteúdos dos museus.
b) o acesso à cultura é possível para quem tem  posses.
c) a cultura é o processo e resultado da intervenção humana sobre a natureza.
d) na escola, a disciplina que trata da cultura é Artes.

3. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmações:

(V) A identidade do indivíduo ou grupo é definida, também, pelo contraste com outros indivíduos ou grupos.
(V) A diversidade cultural é uma característica intrínseca dos homens.

(F) A cultura e a identidade cultural são determinadas pelas condições geográficas em que vivem os grupos sociais.
(V) Não há sentido em se afirmar a superioridade racial pela determinação da cor da pele ou origem étnica.
(F) A identidade é definida pelo conjunto de fatores biológicos e geográficos.
(F) Não existem identidades sem a autorização oficial dos governos, que a constituem como documentos de identificação.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente a sequência obtida:
a) V,F,V,V,F,V.
b) V,F,F,V,V,F.
c) F,V,F,V,V,F.
d) V,V,F,V,F,F.

4. Sobre a escola e a cultura, assinale a alternativa mais coerente:

a) Elas não se relacionam, a não ser em momentos específicos como as datas comemorativas ou na disciplina de Artes.
b) Na escola podemos enxergar grande número de alunos com culturas diferentes e cores de pele diferenciadas, e isso tudo deve ser levado em conta pelo professor.
c) Na sala de aula, independentemente de tudo, os alunos devem ser tratados igualmente, pois caso contrário abre-se a brecha para privilégios.
d) A cultura produzida na escola pode ser exposta nos murais por meio dos trabalhos dos alunos.

5) Sobre os operadores de cultura, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas seguintes afirmações:

(V) A cultura condicionada a nossa visão de mundo e, por isso, o lugar em que vivemos, assim como a época, determina também nosso modo de ver as coisas, os nossos valores etc.
(F) Cultura e corpo não se relacionam, afinal, a cultura se refere ao que o homem exterioriza, e não ao que interioriza.
(V) Os homens são, por excelência, limitados na sua capacidade de participação na cultura(F) A cultura, uma vez estabelecida, entra em estado de inércia
(V) A cultura pode ser modificada tanto interna quanto externamente, ou seja, a partir do próprio grupo ou pela intervenção ou influência de outros grupos.(F) Como nem todos podem participar da cultura como um todo, não há problemas no fato de que as pessoas não tenham acesso à língua escrita em nossa sociedade.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) V, F, V, F, V, F.
b) F, V, F, V, V, F.
c) V, F, F, V, V, F.
d) F, V, V, V, F, V.

6. Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

() Podemos afirmar que o movimento pelos direitos das chamadas minorias surgem como resultado das lutas dos negros nos EUA, tendo como líderes Martin Luther King e Malcom X.
() O multiculturalismo caracteriza-se pela luta em defesa dos direitos dos negros à igualdade.
() A escola se apresenta, de forma hegemônica, como uma instituição monocultural e que privilegia a cultura das classes dominantes.
() A corrente intercultural defende que as relações culturais não são relações de poder, mas de identidade.
() Diferença e desigualdade são tratados de forma conjunta pela corrente intercultural.
() A indiferença é um elemento muito utilizado da visão intercultural, em oposição à desigualdade.  Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:

a) V, F, F, V, V, F.
b) V, F, V, V, F, V.
c) V, F, V, F, V, F.
d) F, V, V, V, F, V.

7. Sobre interculturalidade, é correto afirmar que:

a) O "outro" é aquele que se encontra em outra fronteira geográfica e, portanto, não temos contato cotidiano.
b) A negociação cultural é um conceito utilizado no interculturalismo para indicar a presença de produtos culturais que são negociados no mercado cultural.
c) A integração cultural das diferenças é um processo de dominação, segundo defende a ótica intercultural.
d) Para ocorrer a educação baseada na interculturalidade é necessário que sejam quebrados antigos paradigmas de estereótipos e preconceitos, que atingem as populações historicamente marginalizadas.

8. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmações:

(F) O etnocentrismo é, necessariamente, uma atitude preconceituosa, e, portanto, não deve ser trabalhada na escola.
(V ) O etnocentrismo é uma visão que cada grupo adota para olhar o mundo, tendo a sua própria cultura como central.
(V) O encontro entre europeus e as sociedades indígenas se deu sob um enfoque etnocêntrico, a partir das ações empreendidas pelos primeiros.
(V) Os evolucionistas acreditavam na superioridade dos europeus sobre as demais culturas.

(F) Para os funcionalistas, o estudo da sociedade deve ser baseado nas lutas e contradições nela existentes.
(V) O trabalho de campo dos antropólogos contribuiu para melhor conhecermos as diferentes culturas.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) F, V, V, V, F, V.
b) V, V, F, V, F, V.
c) F, V, F, V, V, F.
d) V, F, F, V, V, F.

9. Sobre a pluralidade cultural, aponte a alternativa que melhor expressa o conceito dos PCN:

a) A "democracia racial" é criticada nos PCN, pois este não considera o Brasil um país multicultural.
b) A escola é considerada um espaço da convivência da diversidade cultural.
c) A escola, historicamente, tem sido o lugar da luta contra a discriminação.
d) Os PCN acreditam na igualdade de oportunidades e expectativas sobre os alunos das diferentes classes sociais.

10. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmações:

(V) Os PCN apresentam uma análise abstrata da exclusão social, forjando um discurso que, por ser muito genérico, não cumpre papel crítico.
(V) Os PCN apontam a dificuldade no tratamento da questão racial em um país que sempre se
identificou com a democracia racial.
(F) Os PCN, ao falar da "convivência" entre as diferentes culturas, afirmam que nunca houve problemas nessa convivência, e, por isso, o Brasil é um país da paz.
(V) Os PCN alimentam a ideia de que o Brasil é um celeiro da diversidade, lugar em que a convivência é pacífica e, por isso, constitui-se em um exemplo para o mundo.
(V) O trabalho pedagógico na escola deve abranger desde o planejamento até o tratamento das questões da diversidade para que não reproduza a exclusão.

(F) Pode-se dizer que a revolução feminista atrapalhou o desenvolvimento da questão da diversidade, por conta de que as mulheres passaram a ganhar o mercado de trabalho.

Agora, assinale a alternativa que corresponde à sequência obtida:
a) F, V, F, V, V, F.
b) V, F, V, F, V, F.
c) V, F, F, V, V, F.
d) V, V, F, V, V, F.

11, Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

(V) Para Weber, a ação social é sempre uma ação com sentido para os sujeitos que a realizam.
(V) Para descobrir o sentido da ação social, o pesquisador deve se remeter ao sujeito da ação.
(F) A relação social, para Weber, dá-se no âmbito das lutas de classes, e, portanto, são relações conflituosas.
(V) São quatro os tipos de ação social: racional com relação a fins; racional com relação a valores; tradicional e afetiva.
(F) A principal ação social presente na sociedade capitalista é a com relação aos valores, haja vista a preocupação mundial com a ecologia, com a diversidade, com a paz e outras grandes questões.
(V) O planejamento do professor pode ser considerado uma ação racional com relação a fins e a valores.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) V, F, F, V, V, F.
b) V, V, F, V, F, V.
c) V, F, V, F, V, F.
d) F, V, V, V,F, V.

12. Assinale a alternativa mais coerente com o pensamento de Max Weber e Karl Marx:

a) Para o sociólogo alemão Max Weber, a ação social é o principal conceito, enquanto para Marx, a relação social é central para o entendimento da sociedade .
b) Karl Marx parte das lutas de classes na sociedade como motor da História, enquanto para Weber é a burocracia o que move a sociedade.
c) Ação social e relação social são conceitos referentes ao pensamento de Max Weber, enquanto as lutas de classes, a contradição, a revolução, são conceitos marxianos e marxistas.
d) Pode-se dizer que Marx e Weber possuem uma mesma opinião sobre a sociedade, mas a estudam por diferentes enfoques.

13. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmações:

(V ) A dominação, para Weber, é um conceito importante para o estudo das relações sociais e para os fenômenos culturais.(F ) Weber depositava grandes expectativas na escola como transformadora da sociedade e, por isso, trabalhou tanto o conceito de ação social.
(F ) Weber entendeu a burocracia como alheia à sociedade, sem relação com o poder.
(V ) O que caracteriza a burocracia é, entre outras coisas, o poder de organização e de dominação sobre as informações relevantes para o funcionamento das rotinas administrativas do governo.
(V ) A educação típica burocrática é a do "perito" especialista, ou seja, aquele formado com especialização para atender a demandas específicas do cargo burocrático.

(V) A chamada escola tradicional pode ser caracterizada como uma escola burocrática.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) V, F, F, V, V, V.
b) F, V, F, V, V, F.
c) V, V, F, V, F, V.
d) V, F, F, V, V, F.

14. Sobre a educação na perspectiva marxiana e marxista, podemos afirmar que:

a) A educação e as relações sociais estão desvinculadas, já que o objetivo da educação é justamente preparar os futuros trabalhadores.
b) O homem, caracterizado pelo predomínio das ideias, tem na escola o seu principal meio de reprodução.
c) Uma educação ética no interior do capitalismo encontra dificuldades devido ao fato de este ser um sistema excludente, apesar de construir grandes possibilidades de conforto a todos os homens.
d) Ao longo do desenvolvimento do capitalismo, as novas tecnologias da produção trouxeram a qualificação para os trabalhadores individuais.

15. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmações:

(F) O trabalhador coletivo é a soma de todos os trabalhadores.
(V) A máquina, ao se desenvolver, foi tomando o plano de centro da produção, e passou a subordinar os trabalhadores ao seu ritmo.
(V) No capitalismo há um nivelamento por baixo dos trabalhadores, proliferando-se a inabilidade para a maioria e a superqualificação para uma elite de trabalhadores.

(V) Há uma possibilidade transformadora na relação entre educação e trabalho para Gramsci.
(F) O fordismo, analisado por Gramsci, visava ao pagamento de melhores salários aos trabalhadores e à sua maior produtividade.
(V) A flexibilidade é uma palavra-chave para compreender a formação para as novas tecnologias da produção no cenário de acumulação flexível.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) V, F, F, V, V, F.
b) F, V, F, V, V, F.
c) F, V, V, V, F, V.
d) V, V, F, V, V, F.

16. Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

(V) A escola tradicional se deu predominantemente como escola pública.
(F) A escola tradicional baseava-se em métodos inovadores de ensino.
(V) A escola tradicional é o modelo típico da educação sob o capitalismo em sua primeira fase de expansão.(V) A educação tradicional traz consigo o apelo à formação do cidadão.
(V) H á uma aura de negatividade sobre a escola tradicional nos estudos educacionais.

(F) A escola tradicional, justamente por esta característica, formava o homem para o trabalho no campo.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) V, F, F, V, V, F.
b) V, V,F, V,F, V.
c) V, F, V, V, V, F.
d) F, V, V, V, F, V.

17. Assinale a alternativa mais coerente com relação às tendências pedagógicas:

a) A escola nova tinha como projeto formativo o indivíduo adaptado à ditadura.
b) A democracia era parte constitutiva da formação escola-novista.
c) Dewey acreditava que a escola nada tinha a ver com a vida dos alunos.
d) O continuum experiencial não se relaciona à prática pedagógica, mas sim ao currículo da escola.

18. Assinale verdadeiro (V) ou falso(F) para as seguintes afirmações:

(F) Entre a escola nova e a escola tradicional não existe nada de comum, pois a última rompeu com a primeira.
(V) Tanto a escola nova quanto a escola tradicional formavam cidadãos adaptados à sociedade capitalista, cada uma a seu tempo.(F) O papel da educação, para Dewey, era exclusividade das famílias, cabendo à escola apenas treinar os estudantes.
(V) O conceito de continuum experiencial, de Dewey, é um importante instrumento de trabalho didático-pedagógico, por vincular a escola com a vida dos alunos.(F) Na escola tradicional, os conhecimentos deveriam servir para o cultivo dos valores nacionais.
(V) Um dos principais representantes da escola nova, John Dewey, acreditava no interesse como motor para a educação.

Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) F, V, F, V, V, F.
b) V, F, F, V, V, V.
c) V, V, F, V, F, V.
d) F, V, F, V, F, V.

19. Sobre o tecnicismo, é correto afirmar que:

a) No Brasil, o tecnicismo esteve vinculado às lutas democráticas contra a ditadura militar instalada em 1964.
b) O tecnicismo propunha uma formação integral do ser humano, baseado em uma formação humanística e prática.
c) O tecnicismo e a teoria do capital humano vinculam-se a um projeto educativo para o desenvolvimentismo.
d) O tecnicismo foi uma corrente que não se engajava com o contexto social da época.

20. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmações:

(V) O construtivismo é uma tendência pedagógica de base piagetiana.(F) O construtivismo realça a formação sócio-histórica do ser humano, subordinando a isso o caráter biológico.
(F) O ser bio-psico-social não se relaciona ao projeto construtivista, sendo mais presente na escola nova.
(V) O construtivismo está presente ainda hoje na educação brasileira.
(V) A concepção de conhecimento no construtivismo é pragmática, vinculando-se à viabilidade de seus efeitos
práticos.
(V) O construtivismo é uma tendência que foca a formação nas subjetividades.


Agora, assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência obtida:
a) V, F, F, V, V, V
b) V, F, F, V, V, F
c) V, V, F, V, F, V
d) F, V: F, V, F, V


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