Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Teorias do conhecimento pedagógico.

Questões retiradas do livro: "Teorias do conhecimento pedagógico" por Inge Renate Fröse Suhr.

1. Assinale a alternativa que descreve corretamente as áreas de atuação do formado em pedagogia, segundo a legislação vigente (Resolução CNE/CP nº 1/2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia):

a) Pode atuar apenas como professor de ensino fundamental e educação infantil.
b) Pode atuar apenas como gestor do trabalho pedagógico. A formação para a docência se dá no curso Normal Superior.
c) Pode atuar como docente na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, no curso Normal e também como gestor do trabalho pedagógico em diversos espaços educativos.
d) Seu campo de ação é imenso, pois ele atua apenas como professor em escolas, organizações não governamentais, hospitais, empresas etc., indiferentemente do nível de ensino. Para a atuação como gestor, deverá especializar-se em nível superior e contar com pós-graduação.

2. Assinale a alternativa que explica corretamente o que a legislação vigente define em relação às habilidades específicas nos cursos de Pedagogia:

a) Pedagogia é um curso de licenciatura; portanto, tem o objetivo de formar professores. Por isso, a formação para atuar como pedagogo, nas funções de orientação educacional e supervisão escolar, deverá se dar em cursos de pós-graduação.
b) ) As habilitações deixam de existir e todos os formados " em Pedagogia podem atuar em funções de docência. A lei compreende gestão escolar (orientação e supervisão) como parte da docência.
c) O curso de Pedagogia terá três núcleos de estudos: núcleo de estudos básicos, núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos e núcleo de estudos integradores. No núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos, a instituição de ensino superior pode oferecer habilitações.
d) O curso de Pedagogia, além de formar professores, pode oferecer as habilitações de Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar, desde que elas estejam previstas no projeto pedagógico da instituição.

3. Assinale a resposta correta para a questão que se segue: A partir dos anos 1980, teve início um movimento que questionava a função controladora, fiscalizadora, individualista e burocratizada do pedagogo (no papel de gestão) na escola. O que esse movimento propõe em contrapartida?

a) Concebe a figura do pedagogo escolar (em função de gestão) como a de um profissional que se sobrepõe aos demais (professores e alunos), numa condição hierárquica superior baseada na ideia de que é ele quem comanda, define e determina o trabalho a ser realizado.
b) Vê a função do pedagogo (em função de gestão) como de acompanhamento, apoio e suporte pedagógico, fundada na organização coletiva do trabalho escolar.
c) Propõe a extinção das habilitações e define o pedagogo (em função de gestão) como cientista da educação, cabendo a prática docente aos professores inseridos na escola.
d) Propõe a manutenção das habilitações e amplia o campo de ação do pedagogo, incluindo hospitais, ONGs, empresas, enfim, todos os locais onde ocorra o processo educativo, indiferentemente se no papel de docente ou de gestor.

4. Segundo Almeida e Soares (2010, p. 12), "o pedagogo é o profissional responsável pela organização e articulação do trabalho pedagógico na escola". Leia as alternativas a seguir e assinale a que explica corretamente a frase anteriormente citada:

a) Como a educação tem o poder de resolver todos os problemas sociais, é preciso que haja alguém fora de sala de aula em permanente contato com os anseios da população e que traga para os professores essas informações, de modo que estes orientem as atividades em sala de aula para os fins sugeridos pela comunidade.
b) As ações desenvolvidas pelo pedagogo juntamente com a direção da escola ocorrem em momentos como a hora-atividade, as reuniões pedagógicas, o conselho de classe e o conselho de escola. Cabe à equipe diretiva (diretor e pedagogos) definir quando, como e por que acontecerão essas atividades, convocar os professores e exigir a participação destes.
c) O trabalho na escola precisa ser intencional, organizado, ter objetivos claros, decididos coletivamente. É necessário que haja um profissional que possa articular todos os demais em tomo da discussão do projeto político-pedagógico, e esse é o papel do pedagogo.
d) Apenas o pedagogo supervisor é responsável pela organização do trabalho pedagógico, cabendo ao pedagogo no cargo de orientador o apoio aos alunos e às suas famílias nas questões relativas às dificuldades de aprendizagem.

5) Neste capítulo, referimo-nos às diversas habilitações que teve o curso de Pedagogia a partir do Parecer CFE na 252/1969. Em relação a essa proposta (habilitações), assinale a afirmação correta:

a) As habilitações surgiram a partir da democratização da sociedade naquela época e visavam ao trabalho coletivo dentro da escola.
b) As habilitações pretendiam tornar a escola mais moderna, adequada ao desenvolvimento da informática e da biotecnologia.
c) As habilitações têm origem nas necessidades da escola. Com o crescimento do número de alunos, tornou-se necessária a existência de um profissional dedicado ao controle disciplinar (orientador educacional) e outro responsável pelo apoio aos professores (supervisor escolar).
d) As habilitações surgiram a partir da ideia de que a escola deveria funcionar de modo semelhante a uma fábrica, na qual existe uma clara divisão de tarefas e cada trabalhador se responsabiliza pela execução do que lhe foi determinado.

6. Analise as frases a seguir e assinale aquela que se refere à concepção crítica de educação:

a) Como a sociedade é desigual, ela apresenta alguns desvios causados por ações inadequadas de algumas pessoas ou grupos e é função da educação corrigi-los.
b) A educação tem o objetivo de transmitir às gerações mais novas os saberes necessários para a vida em sociedade e, por isso mesmo, é um fenômeno único, igual em todos os lugares e épocas.
c) A escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
d) Há uma forte relação entre a educação e a sociedade. Se a sociedade é mais democrática e igualitária, a educação pode promover a inclusão social, mas, se for dividida em classes, a educação tende a reproduzir a exclusão social.

7. Leia as afirmativas a seguir sobre a posição das pedagogias críticas em relação à escola na sociedade capitalista e assinale com (V) as alternativas corretas e com (F) as incorretas. Em seguida, marque a alternativa que indica a sequência correta:

I. (V) A escola, tal qual hoje a conhecemos, surgiu com a consolidação do capitalismo, modo de produção que se assenta na propriedade privada dos meios de produção e na exploração da mão de obra.
II. (F) A escola tem uma ampla margem de autonomia em relação à sociedade; a educação deve se basear em valores eternos, imutáveis, que acompanham o ser humano desde sua origem.
III. (V) Na sociedade capitalista, a escola tem servido muito mais para justificar o fracasso e a exclusão social do que para promover a inclusão, pois ela reflete os interesses das camadas economicamente dominantes.
IV. (F) O "entusiasmo pela educação" e o "otimismo pedagógico" são formas de questionar a influência da sociedade capitalista na educação e propor urna nova educação, que seja definida sem levar em consideração a organização social.
V. (F) Na sociedade capitalista, a educação assume um caráter democrático e promove a aprendizagem de qualidade para todos.

a) F, V, F, V, V.
b) F, F, V, F, V.
c) V, F, V, F, F.
d) V, V, F, V, F.

8.Analise as frases a seguir e assinale aquela que se refere à concepção não crítica de educação:

a) A sociedade capitalista é desigual, mas os problemas sociais não podem ser corrigidos apenas pela educação.
b) A educação tem o objetivo de propiciar elementos para que as pe?soas possam compreender e analisar criticamente o mundo no qual vivem e, se for o caso, contribuir para a transformação das relações sociais existentes.
c) A escola tem por função preparar os indivíduos para O desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
d) Há uma estreita ligação entre educação e sociedade. No âmbito da sociedade pautada na democracia e na igualdade de direitos, a educação promove a inclusão social. Já na sociedade dividida em classes, a educação tem como objetivo a manutenção da exclusão social.

9. Segundo o capítulo lido, as teorias não críticas de educação têm mais força no sentido de orientar como as pessoas pensam a educação. Analise as afirmações a seguir e assinale com (V) aquelas que explicam corretamente esse fato e com (F) as que não estão coerentes com a proposição inicial demonstrada. Em seguida, indique a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. (V ) Em virtude das relações desiguais de poder, a classe dos donos dos meios de produção geralmente consegue impor sua visão de mundo sobre o todo da população como se fosse a única e a melhor.
II. (V ) A escola é um dos locais nos quais se dá a transmissão de valores de modo que as pessoas se adaptem à sociedade. Portanto, é interessante que as concepções não críticas, que são capitalistas, tenham força.
III. (V ) As pedagogias não críticas são formuladas pelas camadas dominantes da sociedade capitalista, refletindo o modo de pensar dos poderosos, sendo divulgadas o tempo todo, por todas as formas de comunicação de massa.

IV. (F ) As pedagogias não críticas são baseadas numa concepção utópica de mundo, não dando conta de explicar corretamente o fenômeno educativo.
V. (F ) A diferenciação entre teorias críticas e não críticas é irrelevante: o importante é o trabalho prático do professor em sala de aula, adequado às leis e normas do sistema de ensino.

a) V, V, V, F, F.
b) F, F, F, V, F.
c) F, V, F, F, F.
d) V, V, F, V, V.

10. De acordo com o que apresentamos neste capítulo, a prática nas escolas reflete diversas concepções de educação, mesmo que sejam contraditórias entre si. Leia as afirmativas a seguir e verifique aquelas que explicam as possíveis razões para isso:

I. Os pressupostos das diversas teorias da educação muitas vezes são incorporados ao senso comum e não são mais questionados.
II. Certas ações na escola acontecem de maneira irrefletida, apenas porque "sempre foi assim". Com isso, mantém-se a reprodução de teorias já superadas, mesmo que os professores nem percebam.

III. As leis e normas para a educação no Brasil definem claramente qual é a concepção pedagógica a ser seguida; não há espaço de escolha para os professores.
IV. É incorreto afirmar que ainda hoje ocorra a reprodução de teorias educacionais superadas, pois, posteriormente à Lei nº 9.394/1996 (LDBEN/1996), ocorreu uma grande renovação teórica nas escolas.

São corretas as afirmativas:
a) I e III
b) I e II
c) III e IV
d) II e IV

11. Segundo Saviani (1989), há dois grandes grupos de teorias educacionais no que se refere ao papel da escola diante da exclusão social (marginalização): as não críticas e as críticas.
Assinale a alternativa que define a escola segundo as teorias não críticas:


a) A escola é a instituição responsável por formar pessoas melhores para o futuro, que estejam preparadas para assumir seu papel e, com isso, resolver os problemas que a sociedade enfrenta.
b) A escola é, na verdade, um dos elementos causadores da exclusão social, pois transmite a ideologia da classe dominante e dificulta o sucesso das crianças mais pobres.
c) A escola é uma instituição que tem como objetivo transmitir às pessoas os valores, os conceitos e os saberes que acompanham o ser humano desde sua criação, propiciando a todos a harmonia, a contradição e a felicidade.
d) A escola está em estreita relação com a sociedade, ou seja, cada sociedade cria a escola da qual precisa. Por isso, a escola tanto pode ser fator de exclusão como de inclusão social.

12. Assinale com (V) as afirmações corretas e com (F) as incorretas em relação à pedagogia liberal tecnicista. Em seguida, marque a alternativa que indica a sequência correta:

I. (F) Valoriza a compreensão por parte do aluno dos conteúdos acumulados pela humanidade por meio de atividades de pesquisa.
II. (V) Defende uma relação distante entre professor e aluno, com objetivos meramente técnicos e utilitários.
III. (F) Defende a pesquisa, a descoberta, o trabalho em ~ grupo, baseado sempre nos interesses e necessidades dos alunos como ponto central.
IV. (V) ) Afirma que o trabalho pedagógico não deve ter nem o professor nem o aluno como centro, e sim os meios e processos de ensino.

a) F, V, F, V.
b) V, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) F, V, F, F.

13. Assinale com (V) as afirmações corretas e com (F) as incorretas em relação à pedagogia da Escola Nova. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta:

I. (F) Entende educação como processo de modificação do desempenho, alcançado por meio da memorização dos conteúdos historicamente acumulados.
II. (V) Coloca o aluno no centro do processo educativo, cabendo ao professor o papel de facilitado do desenvolvimento individual de cada um.
III. (F) Acredita que a retenção do conhecimento é muito importante e se dá por meio de repetição e memorização.
IV. (V) Os interesses imediatos dos alunos é que definem a seleção dos conteúdos pelo professor, que é um facilitador da aprendizagem.

a)V, F, V, V.
b) F, V, F, F.
c) F, V, F, V.
d) V, F, V, F.

14. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

1. Pedagogia tradicional               (3 ) A escola deve modelar o comportamento
                                                       dos estudantes por meio de técnicas,
                                                       promovendo a aquisição de habilidades,
                                                       atitudes e conhecimentos úteis e necessários.

2. Pedagogia nova                         (1 ) O papel da escola é preparar os alunos,
                                                       por meio da assimilação dos conteúdos, para
                                                       assumirem sua posição na sociedade.

3. Tecnicismo                                (1 ) O papel do aluno é o de mero receptor do
                                                      que o professor ensina. Este, sim, é o agente
                                                      principal.

                                                       (2 ) Defende o "aprender fazendo",
                                                       valorizando a pesquisa, a descoberta, o estudo
                                                       do meio natural e social, o método de
                                                       solução de problemas.

a) 1, 3, 3, 2.
b) 3, 1, 2, 3.
c) 1, 2, 3, 1.
d) 3, 1, 1, 2.

15. Analise a situação a seguir:

Célia é professora e entende a escolarização como um meio de promover a inclusão social. Diariamente, recebe seus alunos com todo o afeto e lhes pergunta o que desejariam aprender.
Com base nesse interesse manifestado pelas crianças, ela os encaminha para atividades variadas, tais como pesquisa, organização de cartazes em grupo etc. Tudo o que acontece na sala é discutido com todas as crianças, que sempre têm a palavra final. Célia acredita que, desse modo, está desenvolvendo
a democracia dentro da sala e, um dia, essas crianças serão adultos democráticos, felizes  e adaptados à sociedade.


Agora, classifique a prática pedagógica vigente na situação  descrita segundo as tendência  estudadas neste capítulo:
a) Pedagogia crítica.
b) Pedagogia da Escola Nova.
c) Pedagogia tradicional.
d) Pedagogia tecnicista.

16. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explica corretamente por que as teorias crítico-reprodutivas não são "pedagogias":

a) Essas teorias não se configuraram como propostas de ensino e aprendizagem, e sim como abordagens da relação entre educação e sociedade. Nesse contexto, afirmava-se não ser possível, sob o capitalismo, a existência de uma proposta pedagógica vinculada aos interesses da classe trabalhadora.
b) Essas teorias surgem com base na preocupação com a formação de profissionais da educação no Brasil. Seu foco de pesquisa é, portanto, a formação de professores e não o processo de ensino-aprendizagem.
c) Essas teorias são verbalistas, distanciadas da prática, não contribuindo para uma ação educativa consciente, orientada a uma finalidade clara.
d) Essas teorias afirmam que a competência técnica e o compromisso político não precisam se apoiar na pedagogia, e sim num sólido referencial teórico acerca da educação.

17. Assinale a afirmação que descreve corretamente o elemento que as teorias crítico-reprodutivistas apresentadas neste capítulo têm em comum:

a) Todas elas compreendem a sociedade como "essencialmente harmoniosa, tendendo à integração dos seus membros" (Saviani, 1989, p. 16). Nesse sentido, o papel da educação é promover a adaptação dos indivíduos aos diversos papéis sociais.
b) Assumem que educação é subordinada à estrutura social, tendendo a reproduzir as desigualdades existentes na sociedade, mas demonstram que ela também pode favorecer a transformação social.
c) Têm em comum a concepção de que, na sociedade capitalista, a educação tem um papel marcante no processo de discriminação social. Sua função não é a de equalização, mas, sim, de dominação e marginalização das camadas trabalhadoras pelos detentores dos meios de produção.
d) Todas elas defendem que a escola precisa ter claro o direcionamento a seguir, sob o risco de perder sua especificidade e que esse direcionamento cabe ao pedagogo escolar por meio da efetivação do projeto político-pedagógico.

18. Assinale a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

1. Teoria do sistema de ensino como         (2) O Estado, embora se apresente
 representante da classe dominante          como representante  das necessidades
                                                                    e aspirações de todos os membros da
                                                                    sociedade, é, na verdade,
                                                                    representante da classe domiinante.

2. Teoria da escola como aparelho             (3) A escola, embora aparentemente
 ideológico do estado                                   seja única e ofereça  espaço para
                                                                     todos, indiferentemente de sua
                                                                     origem de classe, está dividida em
                                                                     duas grandes redes:
                                                                     primário-profissional e
                                                                     secundário-superior.

3. Teoria da escola dualista                        (1) A escola impõe a todas as crianças
                                                                     o capital cultural da classe
                                                                     dominante, criando o habitus, uma
                                                                     formação durável, produto da
                                                                     interiorização dos princípios do
                                                                     arbitrário cultural capaz de
                                                                     perpetuar-se após a cessação
                                                                     da ação pedagógica.

                                                                     (3) A escola valoriza o trabalho
                                                                     intelectual e desqualifica o trabalho
                                                                     manual, contribuindo para que o
                                                                     proletariado aceite a divisão entre
                                                                     planejamento e decisão  (cabe aos
                                                                     trabalhadores) existente no modo
                                                                     capitalista de produção.

a) 2, 1, 3, 2.
b) 3, 2, 3, 1.
c) 1, 3, 1, 3.
d) 2, 3, 1, 3.

19. Leia as afirmações a seguir e assinale aquela que aponta corretamente um ponto positivo e um ponto negativo das teorias crítico-reprodutivistas sobre a educação.

a) Seu ponto negativo consiste em não acreditarem no poder emancipador da escola, o que gerou certo pessimismo. Seu ponto positivo foi mostrar que a escola não é neutra, e sim comprometida com os interesses dominantes.
b) Seu ponto negativo consiste em acreditarem, ingenuamente, no poder emancipador da escola e seu ponto positivo foi proporem novas saídas pedagógicas, principalmente para o ensino fundamental.
c) Seu ponto negativo consiste em não acreditarem no poder emancipador da escola e seu ponto positivo foi defender a importância do pedagogo como articulador do trabalho na escola com base na construção coletiva do projeto político-pedagógico.
d) Seu ponto negativo consiste em não perceberem que a escola não é neutra, e sim comprometida com interesses dominantes. Seu ponto positivo foi mostrar que a escola está acima desses interesses e tem como objetivo o bem comum.

20. Assinale a alternativa que explica corretamente a posição das teorias críticos-reprodutivistas em relação à possibilidade da educação favorecer as classes trabalhadoras no capitalismo:

a) Compreendem o pedagogo como o profissional que está ao lado do professor, contribuindo para que ele reflita sobre sua prática e sobre a educação de maneira geral. É o pedagogo unitário, que, junto com os demais profissionais da educação, luta no sentido de construir uma escola mais significativa, que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
b) O ensino é o momento de causar a ruptura em relação ao que os alunos já sabem, de levantar questões que lhes permitam perceber a precariedade das informações que eles já dominam sobre dado tema.
c) Todos os esforços realizados na/pela escola na luta pela transformação da sociedade revertem sempre no reforçamento dos interesses da classe dominante. Dessa forma, a possibilidade de a escola ser um instrumento de luta dos trabalhadores é descartada.
d) Só é possível uma educação a favor dos trabalhadores a partir da busca de elementos que contribuam para a compreensão do fenômeno educativo e de seus condicionantes de maneira mais ampla, pois sem isso é impossível romper com o modo como as coisas ocorrem.

21. Assinale a resposta que completa corretamente a afirmação que se segue: Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da pedagogia, que são: Qual objetivo da educação? O que entendemos por ensinar e aprender? Como fazê-lo? Tomando-se por base essas perguntas, uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:

a) visão pessimista da escola e do papel que ela desempenha na sociedade.
b) problematização e discordância de todos os pressupostos do fazer pedagógico já existentes.
c) defesa do papel da escola como elemento capaz de garantir a marginalização e promover e inclusão social.
d) compreensão da relação existente entre educação e sociedade, na qual a educação tem um papel importante, mesmo não sendo redentora.

22. Assinale com (V) as afirmações que explicam corretamente o que é uma pedagogia progressista e com (F) aquelas que estão incorretas. Em seguida, marque a alternativa que indica a sequência correta:

I. (V) As pedagogias progressistas reconhecem que a escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas apontam que, contraditoriamente, existe nela um espaço que aponta para a possibilidade de transformação social.
II.(F) As pedagogias progressistas são as que defendem a liberdade e os direitos e interesses individuais na sociedade capitalista, devendo a escola contribuir para a manutenção da sociedade atual.
III. (F) As pedagogias progressistas são as que propõem sempre a renovação da educação a partir da assimilação das novas tecnologias, das determinações vindas do mercado de trabalho e do modelo neoliberal de Estado.
IV. (V) As pedagogias progressistas compreendem que a educação tem um papel político, que tanto pode auxiliar na manutenção da sociedade como está quanto ajudar a formar pessoas conscientes que possam transformar as relações injustas que hoje existem.
a) V, V, V, F
b) F, V, F, V
c) V, F, F,V
d) V, V, F, V

23. Assinale a alternativa que exp:i.ca corretamente por que, segundo a pedagogia histórico-crítica, a difusão dos conteúdos é tarefa primordial:

a) Porque, na atualidade, não é mais necessário dominar os conteúdos, e sim desenvolver a habilidade de continuar aprendendo sempre.
b) Porque o mercado de trabalho está exigindo o acesso à cultura ilustrada, às grandes obras da arte e da filosofia, elementos que ajudam as pessoas a serem melhores profissionais.
c) Porque apenas os futuros dirigentes precisam ter acesso aos conteúdos. Os filhos dos trabalhadores devem aprender um ofício que lhes permita sobreviver com dignidade.
d) Porque o acesso ao conhecimento é o melhor modo de favorecer a luta pela construção de uma sociedade mais justa.

24. Assinale a alternativa que explica corretamente qual o papel do professor na pedagogia histórico-crítica:

a) Planejar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem de modo que os alunos compreendam o conteúdo e o relacionem com suas vivências.
b) Facilitar a aprendizagem dos alunos oferecendo um ambiente estimulador e adequando-se às necessidades e interesses da turma.
c) Definir claramente os conteúdos e materiais a serem utilizados para a aprendizagem e memorização dos conteúdos pelo aluno.
d) Colocar-se no mesmo nível dos alunos, respeitando cada um como um ser único. O professor jamais pode impor uma tarefa ou atividade aos alunos, devendo sempre agir com base no que propõe o grupo.

25. Assinale a alternativa que explique corretamente a seguinte afirmação: para a pedagogia histórico-crítica, a escola pode (e deve) ter um papel transformador, mas sem perder de vista as condições existentes.

a) A escola é a solução para os problemas sociais. O ensino é o caminho para fazer a transformação social.
b) A escola tem um espaço de ação no sentido de transformar a realidade, mas ela não pode tudo. Ela também é parte da sociedade, não sendo superior a todos os outros elementos que a formam.
c) A escola pode ser um elemento de transformação social, desde que o Estado lhe dê condições de trabalho adequadas.
d) A escola deve formar pessoas capazes de contribuir para o progresso do país com o seu trabalho e para isso precisa contar com professores muito bem formados.

26. Neste capítulo, observamos que atualmente vivemos um processo de recuo da teoria. Assinale a alternativa que explica corretamente o que significa essa expressão:

a) Recuo da teoria na educação significa supor que o professor deve ser formado tendo como base principalmente o saber-fazer (prática), já que o aprofundamento teórico seria perda de tempo.b) O recuo da teoria é uma estratégia de premiação dos professores que conseguem aprovar mais alunos a cada final de ano letivo, incentivando a competição e os melhores resultados.
c) No que Moraes (2009) chama de recuo da teoria, supervaloriza-se a teoria e a prática é deixada de lado, pois, na atualidade, o modo de fazer deixou de ser importante.
d) Para o recuo da teoria, só faz sentido a ciência que gera produtos, modos de fazer, e por isso a formação de professores deve ser fortemente baseada no estudo científico das teorias da educação.

27. Saviani afirma que vivemos numa época em que o neoprodutivismo dirige grande parte das leis e ações na educação. Em relação ao ideário do neoprodutivismo, julgue as afirmativas apresentadas e, em seguida, aponte a alternativa que indica a resposta correta:

I. O neoprodutivismo compreende a educação como fator de crescimento da produção e que, portanto, seus benefícios atingiriam empresas, indivíduos e sociedade como um todo.
II. O neoprodutivismo empurra para o indivíduo a responsabilidade por sua própria formação, tornando-se competitivo no mercado de trabalho. Com isso, tira do Estado o dever de oferecer educação de qualidade para todos.

III. Sob o neoprodutivismo, as pessoas passam a fazer cursos de formação mais geral, direcionados à ampliação da visão de mundo e ao desenvolvimento da cidadania.
IV. O neoprodutivismo enfatiza a democratização da educação, ou seja, o acesso e a permanência de todos numa escola de muita qualidade, que eduque todos, indiferentemente de sua origem de classe, para serem dirigentes.

São corretas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e V.
c) I e V.
d) I e II.

28. Em relação à crítica que o capítulo lido faz em relação ao neoprodutivismo, é correto afirmar:

a) Educação de qualidade é aquela que habilita as pessoas para a competição pelos empregos disponíveis num mundo em que o desemprego será cada vez maior.
b) A subordinação da educação às demandas do setor produtivo, formando os profissionais que o mercado deseja, é, na verdade, um desserviço para as classes trabalhadoras.
c) A ênfase na formação dirigida ao mercado de trabalho se põe com a mesma força nas escolas que atendem aos filhos das classes dominantes.
d) Na atualidade, todos têm acesso à educação. Portanto, a própria pessoa é responsável por não ter cursado uma faculdade melhor e por isso mesmo deve se contentar com um trabalho mais simples.

29. Para Kuenzer (2002b), citada neste capítulo, embora este seja o discurso dominante, a escola não é o lugar adequado para desenvolver habilidades e competências. Em relação a essa afirmação, leia as assertivas a seguir e, na sequência, assinale a alternativa que indica a resposta correta:

I. Na atualidade, o domínio dos conhecimentos já não é necessário, pois estes mudam muito rapidamente. Por isso mesmo, a escola deve ajudar a formar habilidades e competências e não mais investir na transmissão de conteúdos.
II. Não cabe à escola desenvolver competências. Estas são a síntese de múltiplas dimensões, cognitivas, sociais e psicomotoras, e extrapolam o espaço e o tempo escolar, só se evidenciando em situações concretas da prática social.
III. Escola é o lugar de aprender a interpretar o mundo para poder transformá-lo com base no domínio das categorias de método e de conteúdo.
IV. Aprender a aprender é um elemento necessário à empregabilidade e à vida cidadã em tempos de rápidas mudanças como os que estamos vivendo e o desenvolvimento dessa habilidade deve ser o foco do ensino.

a) I e V
b) II e III
c) I e II
d) II e IV

30. A expressão aprender a aprender ganhou hoje um novo sentido voltado para a necessidade constante de atualização e habilidade de adaptação com o objetivo de aumentar as chances de empregabilidade do sujeito. A ressignificação da expressão anteriormente citada pode ser classificada como:

a) pedagogia tradicional.
b) pedagogia libertária.
c) neotecnicismo.
d) escolanovismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário